quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Frutas típicas da Mata Atlantica


A Jabutica cresce grudada ao tronco e aos galhos da jabuticabeira (Myrciaria trunciflora), daí seu nome
iapoti-kaba, que significa frutas em botão em tupi.
Encontrada com mais frequência no estado de Minas Gerais, no Brasil.










A Goiaba é uma pequena árvore frutífera tropical, nativa de toda a América, exceto Canadá, e da África do Sul
Tem grande valor nutritivo pelo seu alto teor de vitamina C.
A maior parte da produção esta concentrada no estado de São Paulo e no entorno do rio São Francisco (Nordeste), na região das cidades Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

















Existem varios tipos de Araçá, alguns deles : araçá-pera; araçá-branco ou araçá-cotão; araçá-rosa, araçá-da-praia, araçá-de-comer, araçá-de-coroa, araçá-vermelho; araçá-cinzento, entre outros.








A Pitanga ( Eugenia uniflora L. ) pertence à família das mirtáceas e é originária do Brasil distribuindo-se em regiões mais chuvosas desde a fronteira com as Guianas até São Paulo. São excelentes para plantio em vasos pois exemplares com 30 a 40 cm chegam a produzir fácilmente. Uma variação muito procurada de pitanga é a preta, caso deseje cultiva-la é bom lembrar que só mudas enxertadas preservam esta característica.




Na língua Tupi (acaiu) Caju significa noz que se produz. Na tradução oral sabe-se que acayu ou aca-iu refere-se a ano, uma vez que os indígenas contavam a idade a cada safra.Fruto nativo do Brasil, o caju foi levado pelos portugueses do Brasil para a Ásia e a África.O caju tem duas partes: o fruto propriamente dito – a castanha, ao contrário do que muitos podem pensar – e o pseudofruto, chamado cientificamente de pedúnculo floral, que é a parte freqüentemente vendida como a fruta.O fruto é considerado excelente no combate ao reumatismo e eczemas de pele. De sua castanha se extrai um óleo muito usado como anti-séptico e para problemas intestinais.


O cambuci ou cambucizeiro é uma árvore frutífera nativa da Mata Atlântica ameaçada de extinção. Antigamente abundante na cidade de São Paulo, deu nome a um de seus bairros tradicionais. O nome cambuci é de origem indígena e deve-se à forma de seus frutos, parecidos com os potes de cerâmica que recebiam o mesmo nome.





O nome Cambucá significa fruta quede é de apertar ou espremer para chupar (camby-apertar ou espremer e uyá-fruto). Árvore endêmica da Mata Atlântica Litorânea do Brasil, seus frutos são babas globosas e achatadas de cor amarelo-alaranjada com polpa carnosa e adocicada, contendo uma ou duas sementes.





É nativa dos estados do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de São Paulo. O florescimento ocorre no período de maio a junho. Os frutos maduros são globosos, casca grossa, cor amarela-canário, a polpa é translúcida, suculenta, doce e levemente ácida (adstringente).
Um dos locais para conhecê-la é o Instituto Butantã, que possui diversos pés antigos perto do casarão da velha fazenda, e o jardim Botânico do Instituto de Biociências da USP.





O nome uvaia deriva do tupi ubaia ou ybá-ia e quer dizer fruto azedo. A uvaia e típica da Mata Atlântica, e ocorre de São Paulo ao Rio Grande do Sul. A uvaia tem alto teor de vitamina C (cerca de quatro vezes mais do que a laranja). Tem a polpa muito delicada, com a casca bem fina, de um amarelo-ouro ligeiramente aveludado. O aroma é suave e muito agradável. Um dos grandes problemas desse fruto é que amassa, oxida e resseca com facilidade, por isso não é muito encontrada em supermercados.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem a vontadeee !